Tribunal de Contas dos Municípios traz capacitação para o Poder Público no Oeste do Pará

por Comunicação CMMA — publicado 30/10/2019 13h00, última modificação 30/10/2019 16h37
Durante a última semana do mês de outubro o TCM-PA realiza o Projeto CAPACITação, com ações pedagógicas para gestores públicos, servidores e cidadãos da região Oeste do Pará. Durante o evento são realizados seminários e oficinas específicas para o melhor atendimento de normas exigidas pelo Tribunal de Contas.

Com a presença de Conselheiros e equipes técnicas do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará - TCM/PA, são realizados, no total, três eventos sediados na cidade de Santarém, por meio da Escola de Contas Públicas do TCM/PA, sob a direção geral do Conselheiro Vice-Presidente, José Carlos Araújo.

O primeiro deles, projeto CAPACITação, iniciou na terça-feira (29), a partir das 8h, e segue até amanhã quinta-feira (31), no auditório do Ministério Público Estadual na cidade. São palestras e cursos voltados especificamente para servidores de prefeituras e câmaras de vereadores de 20 municípios da região.

Em sua abertura, o evento contou com servidores de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém, Terra Santa, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão, que seguem participando dos cursos e palestras ofertados pelo Tribunal.

Nesta quarta-feira (30), o novo projeto do Tribunal será realizado. Chamado “TCM Sociedade”, este será um bate-papo sobre a função da Corte de Contas e os sistemas disponíveis para os cidadãos também fiscalizarem a correta aplicação do dinheiro público e melhorar a prestação dos serviços municipais. A atividade inicia às 18h, na Câmara Municipal de Santarém.

Durante o último dia, será realizado pela primeira vez o Encontro de Vereadores do Oeste do Pará com o tema “TCM e poder legislativo municipal – fortalecimento do controle externo", que iniciará às 14h da quinta-feira (31), também na Câmara Municipal de Santarém.

Para o vereador Presidente da Câmara Municipal de Juruti, Carlos Alberto, o TCM tem feito um grande trabalho no sentido de orientar para não punir, “capacitar quem faz a gestão e os parlamentares é um dos maiores investimentos. Grato a Deus pela oportunidade e aos que se dispuseram a participar desse evento”, disse o vereador.